Estamos em Rio Quente – na região das águas quentes
A cidade do Rio Quente, integrante da “Região das Águas Quentes”, rodeada pela bela vegetação e fauna do cerrado, abriga o maior rio de águas termais do mundo, com temperatura média de 38º numa extensão de 12 km, até o Rio Piracanjuba. O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora, completando uma marca superior a 149 milhões de litros a cada 24 horas.Neste cenário único, o aquecimento das águas surge com a chuva que penetra nas rachaduras das rochas e se infiltra no solo, ocorrendo o fenômeno do aquecimento.
Rio Quente é um importante polo turístico do Estado de Goiás, sendo visitada anualmente, por mais de 1 milhão e 300 mil pessoas entre brasileiros e estrangeiros.
Histórico
Este paraíso de águas termais foi descoberto no ano de 1722, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, que deparou com o rio de águas quentes. Desde então a notícia espalhou e a região passou a ser constantemente visitada. A cidade foi tida como “Patrimônio de Caldas Novas” até 11 de maio de 1988 quando após um plebiscito, os votos favoráveis à sua emancipação foram vencedores.